Zona Norte - Conheça mais sobre a região

Zona Norte

Morar na Zona Norte de São Paulo é sinônimo de conexão com a natureza, cultura e lazer. Isso por que a região possui 12 parques, com 4,67 m² de área verde por habitante, superando todas as regiões da capital. Inúmeros espaços de convivência, como o Sambódromo do Anhembi, Museu de Arte Urbana de São Paulo, entre outros. São muitas as opções que fazem dessa região, o cenário ideal para viver com qualidade de vida.

Conheça a Zona Norte

Durante o século XX, a região da zona norte era composta por sítios e chácaras com muitas fontes de água natural e que abasteciam o munícipio. Dividida em 18 distritos, na Zona Norte localizam-se bairros importantes como: Santana, Vila Guilherme, Casa Verde, Pirituba, Freguesia do Ó, Tucuruvi, entre outros.

Metrô Linha Azul Zona Norte

Mobilidade

A Zona Norte é servida pela Linha 1 – Azul do Metrô e Linha 7 – Rubi da CPTM. Além disso, possui o Terminal Rodoviário Tietê, o maior do Brasil. A região vai receber a futura estação da Linha 6 – Laranja que chegará até a região da Brasilândia.

Linha 1 - Azul

Linha 7 - Rubi

Linha 6 - Laranja

Lazer

A zona norte de São Paulo é repleta de várias opções de passeio para todos os gostos. Selecionamos aqui alguns pontos que você com certeza vai adorar conhecer:

Museu do Transporte Público Zona Norte

Museu do Transporte Público

Inaugurado em 1985, o museu foi iniciativa do ex-funcionário da Companhia Municipal de Transportes Coletivos, Gaetano Ferolla. O museu conta com relíquias, como o primeiro bonde a circular no Brasil - no Rio de Janeiro, em 1859, e em São Paulo, em 1872 - até o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960. Além do “Double Decker”, inspirado nos famosos ônibus londrinos de dois andares, leva o visitante aos anos 80, época em que circulou pelas ruas de São Paulo.

Parque da Juventude Zona Norte

Parque da Juventude

Sabia que o Carandiru se transformou no Parque da Juventude? O espaço foi substituído por uma área de lazer e entretenimento ao ar livre. O complexo cultural, recreativo e esportivo conta com 240 mil m², e foi inaugurado em 2004. O complexo é dividido em 3 setores: o primeiro, a área esportiva, com quadras e para prática de esportes; o segundo, denominado área central, contempla trilhas e caminhos ajardinados; o terceiro a área institucional, é de caráter cultural, com Etec Parque da Juventude e a Biblioteca de São Paulo.

Centro de Tradições Nordestinas Zona Norte

Centro de Tradições Nordestinas

Este espaço reúne apoio social, com serviços diversos para auxiliar nordestinos que chegam em São Paulo, seja apoio educacional, de saúde, religioso, entre outros. O Centro de Tradições Nordestinas - CTN foi fundado em maio de 1991 e tem uma área de 27 mil metros quadrados, estacionamento e fácil acesso pela Marginal Tietê. Além disso, conta com restaurantes e quiosques que servem a típica comida nordestina.

Parque da Cantareira Zona Norte

Parque da Cantareira

Destinado principalmente ao ecoturismo, o parque possui mais de 7.900 hectares de Mata Atlântica, sendo considerado uma das maiores áreas de mata, dentro de região urbana, do mundo. Seja para pratica de esportes, momentos de lazer, piquenique e/ou visitas monitoradas, este é o parque ideal para aproveitar a natureza sem ir muito longe.

Sambódromo Anhembi Zona Norte

Sambódromo Anhembi

Este tradicional ponto turístico de São Paulo fica na Zona Norte, com uma área de cerca de 100m². Além do desfile de carnaval das escolas de samba, o espaço oferece uma pista livre para a prática de esportes e atividades ao ar livre aos cidadãos paulistanos. Possuindo uma ciclovia que circunda o sambódromo com 2km de extensão.

Shopping Center Norte Zona Norte

Shopping Center Norte

O Shopping mais famoso da região está localizado na Vila Guilherme, ao lado do Terminal Rodoviário Tietê. O Shopping Center Norte é um grande centro de compras e entretenimento. Lojas de acessórios, joias, artigos esportivos, calçados, brinquedos, restaurantes, marcas nacionais e internacionais reunidas em um só lugar.

Tietê Plaza Shopping Zona Norte

Tietê Plaza Shopping

Com quase 10 anos, esta é mais uma opção de complexo de compras da Zona Norte. O Plaza Shopping possui mais de 200 lojas distribuídas em três pavimentos e conta academia, lojas de departamento, fast-food, cinema, parque infantil e muitas opções de entretenimento e diversão.

Empreendimentos na zona norte