Conheça as linhas de metrô de São Paulo

24 de junho de 2022
0 Comentários
Metro São Paulo

Conheça as linhas de metrô de São Paulo

Com mais de 100 quilômetros de extensão, o Metrô de São Paulo é um dos meios de transporte mais utilizados na cidade e transporta, em média, 4 milhões de pessoas todos os dias. Até o momento (julho de 2022), ele conta com 6 linhas: Azul, Verde, Vermelha, Amarela, Lilás e Prata. Além de fazer integração com as 7 estações de trem da CPTM.

Conheça um pouco mais das linhas de Metrô de SP nesse post entenda melhor como aproveitá-las!

Quais são as linhas de metrô em São Paulo?

Linha 1: Azul 

Sendo a primeira linha de metrô a ser construída no Brasil, seus extremos são da estação Jabaquara até a Tucuruvi, passando por importantes pontos turísticos da cidade como a Pinacoteca, bairro da Liberdade, Parque da Juventude e Catedral da Sé.

Linha 2: Verde

Seus extremos são da estação Vila Madalena até a Vila Prudente, passando por lugares importantes da cidade como a Avenida Paulista e a Rua Augusta, e pontos turísticos como o Beco do Batman, Parque da Independência, Aquário de São Paulo e o Museu do Futebol.

Linha 3: Vermelha

Contando com 16 estações, a linha vermelha parte da estação Palmeiras-Barra Funda com destino a Corinthians-Itaquera. Ela é perfeita para quem quer morar no centro da cidade ou precisa de acesso fácil a locais como o Brás, Teatro Municipal, Praça da República, Galeria do Rock e a Praça da Sé.

Linha 4: Amarela

Seus extremos ligam da estação Vila Sônia à Luz, fazendo baldeação a diversas linhas de trem e metrô como por exemplo a Azul, Vermelha, Verde e Esmeralda. Aliás, essa linha conta com uma estação na Avenida Paulista, com acesso ao Trianon Masp e Sesc Paulista.

Linha 5: Lilás

Esta linha tem ligação da estação Capão Redondo até a Chácara Klabin, passando pelas conhecidas regiões de Santo Amaro, Campo Belo, Brooklin e Moema. Ela passa por importantes pontos turísticos da cidade como o Parque Ibirapuera, Shopping Ibirapuera e Parque das Bicicletas.

Linha 15: Prata – Monotrilho

Sendo a linha mais nova de São Paulo, totalmente suspensa e com trens monotrilhos, a Linha Prata liga as Estações Vila Prudente a Jardim Colonial, fazendo baldeação com a linha Verde do metrô.

Mapa CPTM

Como funcionam as estações de metrô?

A estações de metrô de São Paulo costumam funcionar das 4h40 à meia-noite, mas você pode conferir as atualizações em tempo real baixando o aplicativo Metrô de São Paulo Oficial.

O metrô pode ser pago com um ticket unitário, comprado em cabines dentro das estações, ou com o Bilhete Único (cartão recarregável aceito também em trens e ônibus). As baldeações realizadas dentro das estações são realizadas gratuitamente.

Atualmente existem 102 estações, sem mencionar aquelas que ainda estão sendo projetadas ou em obras. De todas as linhas, a Vermelha é a mais extensa pois tem ligação as zonas leste e oeste com cerca de 22 km de extensão.

A região metropolitana paulista é bem atendida por transportes ferroviários, facilitando bastante a locomoção no dia a dia de milhões de pessoas, e agora que você já conhece todas as linhas de metrô de São Paulo, que tal contar com a Metrocasa para encontrar o seu lar e ter fácil acesso aos principais pontos da cidade?

Deixe um comentário