10 Mitos e Verdades sobre a compra de um imóvel

12 de janeiro de 2022
0 Comentários
Pinoquio

A compra de um imóvel, exige planejamento e disciplina. Ao mesmo tempo que é preciso organizar as finanças, também é importante entender como funciona a compra de imóveis. Afinal, existem muitas informações sobre o financiamento, taxas e burocracias, que são importantes de serem aprendidas para que você tenha um processo de compra saudável na aquisição do seu imóvel.

#1 O pedido de financiamento só pode ser feito após a escolha do imóvel – MITO

Não existe uma regra que determine que você precisa escolher o imóvel primeiro. Para ter certeza do seu crédito aprovado e descobrir o valor exato  que o banco ou construtora financiar, você pode entrar com o pedido de financiamento antes. . Sendo aprovado, você recebe uma carta de crédito especificando até quanto pode custar a casa, ou o apartamento. Sendo assim, você pode buscar o seu imóvel de forma mais segura.

#2 Qualquer pessoa pode financiar um imóvel – MITO

Para financiar uma casa ou um apartamento você precisa preencher os requisitos exigidos pelo banco:

– Ter um valor de entrada;
– Comprovar renda formal ou informal;
– Não estar com o nome sujo.

Em resumo, esses são os principais pontos que o banco analisa em uma solicitação de crédito.

Mas não desanime, se você está negativado tente quitar a dívida antes de solicitar um financiamento. Procure negociar com o banco ou aproveite as campanhas do Serasa para limpar o seu nome.

Por outro lado, se sua renda individual não é o suficiente, você pode compor renda com outras pessoas e aumentar a chance de ter o crédito aprovado. Contudo, se você não tem um valor para dar de entrada, fale com a gente, a Metrocasa consegue fazer este valor com parcelas que cabem no seu bolso.

#3 O processo de financiamento é muito demorado – MITO

A aprovação de um financiamento imobiliário pode ser muito rápida! Estar com toda a documentação necessária já organizada, isso ajuda a ter um retorno mais ágil do banco ou da construtora. Entretanto, o tempo de resposta pode variar, pois cada instituição possui suas regras e processos de análise de crédito. Normalmente, o prazo da construtora é mais curto, por ter menos burocracia.

#4 Quanto menor o imóvel, mais barato – MITO

O preço de uma casa ou apartamento não é definido apenas pelo tamanho. Existem diferentes fatores que influenciam no valor do imóvel como a localização:

– Se há ou não vaga de garagem;
– O andar do apartamento;
– Idade da construção;
– Se o condomínio tem área de lazer.

Entre outros detalhes

#5 A vistoria não é importante – MITO

Apesar de não ser obrigatória, a vistoria é uma fase muito importante do processo de compra do imóvel. É durante essa visita que você confere todos os detalhes descritos no contrato, principalmente se for um empreendimento comprado na planta.

#6 Imóveis na planta são mais baratos – VERDADE

Se você puder esperar a construção terminar, vale a pena comprar um imóvel na planta. Comparado as casas e apartamentos prontos, as opções na planta realmente são mais baratas. Além disso, a tendência é que uma propriedade comprada na planta valorize mais ao longo dos anos do que um imóvel já pronto.

#7 Comprar imóveis à vista é mais vantajoso – VERDADE

Assim como em outros tipos de compra, adquirir uma casa ou um apartamento à vista é a melhor opção. Diferente do financiamento, uma compra à vista não possui as taxas e os juros que normalmente são incluídos nas prestações, tornando o valor do imóvel menor. Esse poder de compra também facilita negociar o preço com mais facilidade.

#8 É possível juntar a renda com a de outras pessoas – VERDADE

Alguns tipos de financiamento, como os programas habitacionais do Governo Federal, por exemplo, o Casa Vede e Amarela, permitem que você junte a sua renda com a de outras pessoas. Por exemplo, se o que você ganha sozinho não é o suficiente para conseguir a aprovação de crédito, ao compor renda com alguém as suas chances aumentam.

#9 Quem tem uma renda baixa também consegue comprar um imóvel – VERDADE

Com a criação dos programas habitacionais do Governo Federal, como o Minha Casa Minha Vida e o Casa Verde e Amarela, quem possui uma renda baixa também tem a oportunidade de conquistar a casa própria. Esses projetos oferecem muitas facilidades como compor renda com outras pessoas, utilizar o FGTS, longo prazo de pagamento e taxas de juros mais baixas em relação ao mercado. Há ainda o benefício do subsídio, que é uma quantia dada pelo governo para diminuir o custo do financiamento, deixando as parcelas mais baratas.

#10 Antecipar parcelas do financiamento traz benefícios – VERDADE

Ao antecipar as parcelas do financiamento da sua casa ou apartamento, além de adiantar o prazo de pagamento, você diminui os juros e o custo total do imóvel. Portanto, essa amortização de parcelas proporciona economia. Uma dica é utilizar benefícios como o 13° salário e o FGTS.

Acredite, por mais difícil que pareça você consegue conquistar a sua casa própria.

E a Construtora Metrocasa acredita no seu potencial em realizar seu sonhos!. Fale com a gentetire todas as suas dúvidas sobre os processos necessários para a conquista do seu apartamento, também é possível fazer uma simulação de financiamento conosco.

Clique aqui e faça uma simulação